(21) 3649 0041

Fale
por WhatsApp

Fale
por E-mail

Mandando a real: black friday ou black fraude?

Mandando a real: black friday ou black fraude?

Está aberta a temporada de espera pelos descontos da Black Friday e é claro, que a gente não ia deixar de falar disso aqui, não é mesmo?

 

Corta para a vinheta: de onde surgiu esse negócio de Black Friday afinal?

O termo Black Friday surgiu nos Estados Unidos, a essa altura do campeonato você já sabe né? Mas das mil versões que têm por aí, a mais conhecida é que o termo surgiu lá na década de 60 como uma gíria entre os policiais da Filadélfia. Os caras ficavam meio loucos com os tumultos e o trânsito que dominavam as ruas um dia depois do feriado de Ação de Graças. Quem curtia essa farra toda ao contrário dos Policiais, eram os lojistas porque o movimento das ruas atraíam consumidores. Então, eles uniram a fome com a vontade de comer: se esse comportamento de compras era o aquecimento para a temporada do consumo para o natal, que tal aproveitar para pôr ainda LENHA NA FOGUEIRA, quero dizer, os preços lá embaixo e fazer todo mundo comprar mais? 

 

Eles literalmente queriam sair do “vermelho” e tornar tudo um verdadeiro blackout de ofertas. Foi então que de gíria policial se tornou um termo totalmente comercial. O costume virou uma loucura e o que mais tem na internet são vídeos de pessoas se digladiando pela oportunidade de comprar aquele produtinho caro por um preço de banana.

Em outras palavras, nosso Aniversário Guanabara no Brasil está para a Black Friday Americana.

Vídeo de divulgação do Jornal O Globo

Sacou? Só que cada vez mais o brasileiro tá curtindo esse ritmo frenético de promoções e aderindo a Black Friday igualzinho aos americanos. A diferença é que, segundo pesquisa do Google com a Provokers, a maioria dos consumidores este ano de 2019 virão da Internet e ficarão acordados até a madrugada munidos de suas espadas modernas de compra chamadas cartões de crédito, para conseguir aquela promoção perfeita!

Imagem de divulgação G1

Agora, vamos às verdades sobre a Black Friday (contém dicas e memes)

Como diz o título e é bom ir avisando, pode tirar o pangaré da chuva se você acha que esse é mais um texto-chato-com-super-dicas-infalíveis-de-marketing-para-você-lucrar-muito-na Black Friday. Aqui a gente chuta os caça-cliques e manda os bots pro espaço, afinal o que o que vai chover na internet são essas “fórmulas prontas” que você, macaco-velho nesse assunto já deve estar cansado. Não, nada é infalível, tudo é questão de estudo estratégico do seu cliente, da persona dele e do público que você quer atingir, então enquanto você pode se deixar levar achando que encontrou a galinha dos ovos de ouro, já deveria estar pensando nas ações de marketing, no planejamento dos anúncios, nas promoções imperdíveis para sugerir ao cliente, nos 1838034 e-mails marketing que vão cair que nem foguetes e é claro, no santo remarketing, estratégia fundamental para você a galera dar aquele tão desejado clique no produto e levar para casa. Tô errada? 

Pois bem, já que a gente falou para você tomar cuidado em levar gato por lebre, separamos umas informações básicas tanto para quem lida com a black friday do lado comercial, como para o consumidor,
até porque ninguém quer terminar assim:

Vídeo de TV Ipu

Fuja da black fraude!

Já pode montar seu bunker de promoções!

Isso mesmo, tática de guerra: vai checando os produtos que você está de olho e verificando seus preços. Muitas lojas aumentam os valores agora para darem falsas promoções na Black Friday.

Inclusive se essa é a proposta do seu cliente, melhor conversar com ele em dicas sérias, porque ninguém quer ter que fazer gerenciamento de crise depois que o público notar o golpe né?

Reputação é tudo, então puxa a lupa!

Uma marca que busca construir uma boa presença digital vai sempre buscar oferecer um bom atendimento. É na hora da black friday que você vai saber se aquela empresa já presta bons serviços e não vai tentar te passar para trás com “produto em falta no estaque” ou ligações ignoradas de telemarketing.

Cartão de crédito ou boleto bancário?

Especialistas indicam que apesar dos descontos do boleto serem bons, cartão de crédito é uma opção mais segura e de garantia mais rápido do seu produto.

Puxa os oclinhos e vai ler o rodapé mané!

Que chato, né? Mas é nos termos de condições e trocas que podem haver informações que você vai precisar se informar para qualquer imprevisto depois.

Salvo as empresas que estão aí oferecendo bons produtos e com equipes de Marketing nota 10, tem uma galera ainda meio perdida ou seria o puro suquinho da publicidade? Deixamos os julgamento com vocês!

Hmmmm, definitivamente um bom call-action?

 

BAIXOU HEIN! Senão levar hoje, não leva mais!

 

Julius, pai do Chris não aprovou essa.

 

*Góticos curtiram essa imagem*

 

Sem desculpas para não ter uma alimentação mais saudável agora.

 

Nenhum problema se você quiser curtir um “Black Sábado Friday” também.

 

Manda o toninho mostrar o filtro dessa água antes, vlw?

 

Depois dessa, como você vai se preparar para fugir da Black Fraude e garantir a Black Friday? Você é do time “SÓ ACREDITO COMPRANDO” ou “acho que vou dar uma olhadinha antes?”.